sábado, 8 de outubro de 2011

Principais cidades do país

Berlim

É a capital do país, sendo também a sua maior cidade. Possui uma população de 3.5 milhões e carrega uma longa e rica história, que é registrada desde o século XIII. Faz parte de várias rotas importantes do continente, tanto aéreas quanto ferroviárias. Há muitas coisas que a cidade oferece: universidades de renome internacional, vários festivais de cinema, eventos ligados a artes, vida noturna agitada e inúmeras possibilidades de emprego nas mais diversas áreas.

Hamburgo

Segunda maior cidade do país, onde se localiza o segundo maior porto europeu, que perde somente para o de Rotterdam. Abriga, atualmente, cerca de 1.8 milhões de habitantes. Destaca-se na área comercial, com especial mérito ao seu porto, que movimenta boa parte da cidade. É uma cidade muito importante para a indústria aérea civil. Possui uma das fábricas da Airbus, grande companhia aérea internacional. Algumas de suas agências de publicidade também são mundialmente reconhecidas, tais como a Axel Springer AG e a Der Spiegel. Na área da produção de metais, a cidade também possui representatividade expressiva, principalmente na produção de aço, alumínio e cobre. A fábrica deste é a maior da Europa. 

Munique

É a capital do Estado Federal da Baviera, onde anualmente festeja-se a mundialmente famosa Oktoberfest. Na qualidade de capital, Munique alberga o parlamento e governo estadual. Conta atualmente cerca de 1,4 milhões de habitantes, chegando aos 2,5 se contarmos com a sua área metropolitana. É assim a maior cidade da Baviera, e a terceira maior da Alemanha, depois de Berlim e de Hamburgo. Uma das atividades de destaque na cidade e na região é o turismo. Munique também é a sede da BMW. Adicionalmente, Munique é também sede do governo do distrito administrativo da "Alta Baviera" bem como do distrito territorial de Munique.

Hannover

A cidade já foi capital do país. Possui em torno de 523 mil habitantes. Sua importância para a área de Tecnologia da Informação - TI é grande, pois sedia a CeBIT, uma das principais feiras de TI do mundo. Para quem aprecia festivais de bebidas, a cidade oferece segunda maior Oktoberfest do mundo, a Oktoberfest Hannover. Além disso, oferece inúmeros pontos turísticos, como o The Great Garden, o Hannover Zoo e a Old Town, recheada de lugares históricos, bem como vários museus e galerias de arte.


Colônia
É, em termos de população, a quarta maior cidade da Alemanha e a maior cidade do Estado de Renância do Norte – Vestfália. É um dos mais importantes portos fluviais alemão, e considerado a capital econômica, cultural e histórica da Renância. Com 1.000.298 habitantes (2010) é a 16ª maior cidade da União Européia. Sua localização na intersecção do rio Reno com uma das maiores rotas comerciais entre a Europa Ocidental e Oriental foi a fundação da importância comercial de Colônia. A feira comercial Kölnmesse é das maiores e mais importantes da Alemanha. Na Idade Média também se tornou um centro eclesiástico maior e um importante centro de artes e aprendizado. 

Frankfurt

É a quinta maior cidade do país, com aproximadamente 2.26 milhões de habitantes. Representa o centro econômico, um dos dois maiores do continente europeu, e de transportes da nação. O Frankfurt International Airport, por exemplo, é um dos mais movimentados do mundo. A cidade sedia o Internationale Automobil-Ausstellung, a maior feira de automóveis do mundo, bem como o Frankfurter Buchmesse, a maior feira de livros do mundo. Sua oferta de instituições educativas é muito ampla. Entre elas, é possível citar a Johann Wolfgang Goethe University, exemplo de excelência acadêmica.

Stuttgart

A sexta maior cidade da nação, Stuttgart possui quase 530 mil habitantes. Seu foco principal está na indústria automotiva, sendo ela o seu berço. A motocicleta e o automóvel foram inventados no local, em 1887. Mercedes-Benz, Porsche e Maybach são marcas cujas fábricas nasceram e produzem seus automóveis nos arredores da cidade. Há, ainda, uma grande quantidade de empresas científicas, acadêmicas e de pesquisa. É a cidade com o maior número de patentes registradas do país. As University of Stuttgart e a University of Hoheneim, por exemplo, contribuem bastante para esse fato. Seu mercado de ações é o segundo maior da Alemanha. A cidade também é famosa pelos seus vinhos, que possuem várias vinícolas com tradição desde o século XVII.


Nenhum comentário:

Postar um comentário